sábado, 2 de novembro de 2013

O uso do Projetor Data show

1 - Requisitos de hardware para usar o data show




Para usar o datashow é preciso, além dele próprio, de uma fonte de imagens digitais. A forma mais eficaz de se obter essa fonte, na maioria dos casos, consiste em ter um computador ligado ao datashow. E, muito embora qualquer computador sirva, inclusive os de modelo desktop (computadores de mesa), mas é muito conveniente que se use um notebook.

Além do par notebook datashow, se você pretende usar uma trilha sonora, será preciso ter um aparelho capaz de amplificar o som do notebook (uma caixa de som amplificada) para que um público maior possa ouvir.


O  telão é importante para dar mais brilho e qualidade na hora da projeção do datashow, as imagens ficam muito mais ricas e a apresentação toma mais vida, por isso é vital o uso do telão quando se quer obter a total e esperada qualidade 100% do que está sendo transmitido no computador/notebook. Por outro lado a projeção pode ser projetada na superfície plana vertical(Parede) sem problema algum, desde que a cor seja clara.


2 - Definindo a Luminosidade


Como a imagem é projetada no anteparo(Parede, telão, lousa, etc.) concorrerá com a luz de fundo do ambiente, o ideal é deixar o ambiente em situação de penumbra.Um ambiente muito escuro dispersa o público e dificulta a observação do apresentador, além de dificultar que o público possa fazer alguma anotação em seu caderno durante a palestra ou outrem. Já um ambiente muito claro, dificultará a visualização do que está sendo projetado.O meio termo é a situação que permite que o público enxergue bem.


3 – Definindo as condições acústicas

Se sua atividade requer o uso de sons, procure apontar as caixas acústicas para os cantos da parede oposta onde estão o projetor e as caixas de som.
Para uma melhor escuta, é válido manter janelas e portas fechadas no ambiente para que se torne muito mais rico o som.

Além de usar também é preciso cuidar


O data show ainda é um aparelho frágil e caro e, por isso mesmo, é preciso cuidar bem dele. Aqui vão algumas sugestões para evitar “acidentes” com o datashow e para prolongar seu tempo de vida.

  1. Transporte e armazenamento: transporte com cuidado e sempre dentro da bolsa onde ele é guardado. Evite pedir que outras pessoas inapropriadas transportem o datashow, pois eles podem não ter lido esse artigo e podem não saber que cuidados tomar. Guarde em lugar seco e arejado e nunca coloque outros objetos sobre o datashow. Guarde sempre desmontado e mantenha seus cabos (de vídeo e de energia) guardados na mesma bolsa onde guarda o aparelho, no local apropriado dela.
  2. Ligamento e desligamento: Ao ligar o aparelho pode ocorrer de ele demorar para começar a funcionar. Não tenha pressa e lembre-se de que não adianta “bater nele”. Ao desligar faça-o pelo aparelho e aguarde que ele mesmo se desligue antes de retirar o cabo de força da tomada (os aparelhos “se resfriam” antes de se desligarem - AGUARDE 2 MINUTOS APENAS).
  3. Manipule com cuidado: o datashow é frágil e tem componentes que podem se danificar devido a choques. Evite trepidações, batidas e chacoalhões. Obviamente o datashow não gosta de tomar banho, fica irritado com a poeira do giz e não quer ser derrubado. Lembre-se: cuidado, frágil
  4. Monte em local adequado: Ao montá-lo sobre uma mesa ou carteira, certifique-se de ninguém vai passar por alí e “tropeçar” na mesa ou nos cabos de energia. Muitas quebras de datashow ocorrem por essa razão. É sempre bom explicar isso para os alunos e “isolar” a área próxima ao local de montagem do aparelho.

Agendamentos para locações: (83) 9 8855 1216 / 9 9918 6348 / 9 8828 1117

Whatsapp: (83) 9 8855 1216 


E-mail: igorbruno_ib@hotmail.com


Um comentário: